Workshop de Design de Painéis Narrativos

28, 29 e 30 de Junho 2019

 
 
texto do Leonardo Piamonte, arte Victor Farat (Design de Conversas) para o podcast Balaio de Pais

texto do Leonardo Piamonte, arte Victor Farat (Design de Conversas) para o podcast Balaio de Pais

Desenhar um painel narrativo é contar uma história visual com várias camadas de linguagem: O sentido cognitivo do conteúdo, a harmonia de um fluxo organizado para leitura rápida e o impacto criativo da arte criada.

Tudo isso em apenas uma cena.

edited.jpg

Porque desenhar painéis narrativos?

O seu conteúdo alcança outros níveis de percepção com o painel narrativo. Além de ser lido através de uma síntese do que é mais relevante, ganha novas camadas de interpretação.

A camada geral é a comunicação do todo, a comunicação do contexto da mensagem;

A segunda camada, mais apurada, começa a conectar o conteúdo em grandes marcos ou âncoras de conhecimento;

E a terceira camada (é possível reconhecer inúmeras camadas de linguagem, mas podemos ficar em apenas 3 principais) é a camada de leitura de conteúdo, de textos e detalhes menores.

A maior conquista de um painel narrativo bem sucedido é aproximar a experiência estética com a informação certeira.

Você consegue identificar um painel visual bem resolvido de um painel confuso?
O que é uma boa solução gráfica?

O olhar estético em busca de harmonia e beleza é a primeira coisa que devemos
treinar e a mais fundamental.

Neste workshop

Neste workshop iremos produzir painéis narrativos utilizando os princípios do design gráfico voltados para o registro visual com o intuito de aperfeiçoar a eficácia da sua comunicação desde a elaboração da ideia até a arte final.

Em um final de semana iniciando na sexta às 19h, sábado o dia inteiro e domingo até as 14h faremos desde estudos de composição, cores, análise de conteúdo, síntese, até a exposição de painéis finalizados.

Os participantes serão expostos a diversos estilos de produção e identidade, gerando liberdade e autonomia para que cada um possa desenvolver a partir do seu próprio nível de desenho. Não há pré requisitos para fazer este workshop - seja um profissional da área de design e arte, ou não.  

De 10 (mín) a 15 participantes; Serão 17 horas de atividades, jogos e reflexão, coordenados por Victor Farat, de 26 a 28 de abril de 2019.

edited.jpg

Objetivo: Esse curso tem como objetivo aperfeiçoar o seu olhar estético para que você tenha cada vez mais capacidade de criar e produzir painéis narrativos eficazes na comunicação de seu conteúdo e envolventes nas ideias. Através dos princípios do design gráfico aplicados ao pensamento visual, o participante poderá criar cartazes, banners, folhetos e diversas aplicações aos seus conteúdos.

Conteúdo programático: Princípios do design gráfico, hierarquia de elementos, fluxo de leitura, coerência, composição de elementos, estruturas de painéis, olhar estético e solução de problemas visuais voltados para comunicação, leitura de painéis narrativos.

Horário, local e valores

Sexta-feira dia 26/06 das 19h às 22h
Sábado dia 27/06 das 9h às 18h
Domingo dia 28/06 das 9h às 14h

Local: Rua Iperiog 274, Perdizes

Valores:

R$ 1.500,00 parcelado em até 10x com juros

Todos os workshops da DC Lab incluem coffe break, materiais de apoio em sala e materiais oferecidos para cada curso, como apostilas, blocos, canetas, etc.

Vagas limitadas

*termo de cancelamento: em caso de cancelamento antecipado (até 7 dias antes do início do curso) reembolso de 100%, para o cancelamento após o início do curso ou em até 6 dias antes do início faremos o reembolso parcial de 30%.